← Voltar Publicado em

O Poder da Sugestão: Descubra como os gatilhos mentais funcionam!

Popularizado nos últimos anos, principalmente no contexto de vendas e marketing, os gatilhos mentais estão presentes no dia a dia de todos. Mas engana-se quem pensa que se referem a algo recente. Abaixo, vamos te contar todos os mistérios relacionados a essa poderosa característica do inconsciente humano.



Esquema gráfico dos gatilhos mentais agindo no cérebro. Créditos: Imagem retirada do Freepik

O que são os Gatilhos Mentais?

Imagine que você está na sua casa ou apartamento. Em meio ao seu momento de lazer com o filme favorito, um vulto chama a atenção no seu campo de visão. Prontamente, você fica alerta na busca por entender o que passou no local. O simples desejo de autopreservação instiga a cautela em sua mente.

Fato é que o cérebro automaticamente gera uma reação àquele evento. Você pode até analisar se é algo que merece a sua atenção em um segundo momento. Mas de imediato, entrará em estágio de alerta.

Essa reação inconsciente é uma forma de poupar energia e responder ativamente aos mais diversos eventos que você é submetido. Embora o cérebro possua uma capacidade de armazenamento e processamento que surpreende cientistas até hoje, a fonte que alimenta o nosso intelecto não é infinita.

Por isso, ele se adaptou ao registrar informações essenciais que vivenciamos ao longo de nossa vida. É uma forma de tomar um atalho e nos permitir responder adequadamente. Esses são os gatilhos mentais.



Representação da ação emocional de diferentes gatilhos mentais. Créditos: Imagem retirada do Freepik

Os Tipos de Gatilhos Mentais.

A verdade é que nem mesmo a ciência consegue classificar quantos e quais são. Um gatilho que desperta uma reação em você, pode não gerar o mesmo efeito em outra pessoa. Mas diversos estudos demonstraram que é da natureza humana seguir tendências a alguns estímulos específicos.

Vamos conhecer 4 dos mais poderosos:

1. Gatilho Mental da Escassez:

A mente humana tem o hábito de agir quando é confrontada com a possibilidade de perder algo. O medo em “deixar de ganhar” nos impulsiona a uma atitude para garantir o benefício.

Por esse motivo, frases como “O estoque é limitado!” costumam trazer resultados positivos quando bem trabalhadas.

2. Gatilho Mental da Prova Social:

É uma necessidade natural a união e formação de grupos para a sobrevivência humana. Com certeza é um fato a forma que valorizamos tanto a opinião e experiência do próximo de maneira a estabelecer parâmetros para decisões.

Esse gatilho se tornou ainda mais poderoso devido a força da Internet ao possibilitar rápida troca de informações. Não à toa um de nossos hábitos mais comuns é procurar avaliações e comentários sobre um produto antes de efetuar a compra.

3. Gatilho Mental da Exclusividade:

Quem não gosta de ser único? Ou de sentir que tem acesso a algo especial?

É nessa condição que funciona a exclusividade. A noção de algo individual desperta a sensação de prazer no nosso cérebro. Poder adquirir um produto, serviço ou mesmo informação personalizada se torna mais atrativo e nos impulsiona a agir para ter esse benefício.

4. Gatilho Mental da Reciprocidade:

Uma necessidade natural do ser humano é a retribuição. Temos o instinto de auxiliar alguém que nos ajuda ou responder positivamente quem se habilita a nos amparar. É um compromisso estabelecido em nossa mente.

Por isso, quando pensamos em gatilhos aplicados no marketing e vendas, oferecer um benefício para uma pessoa, tem maior tendência de sucesso. É o segredo por trás das páginas que disponibilizam e-books em troca do preenchimento de um formulário.



O que mostramos aqui são apenas alguns dos inúmeros atalhos existentes no cérebro humano. O estudo completo é muito mais amplo. Poderíamos citar outros gatilhos mentais como o da Urgência (frequentemente confundido com a Escassez), da Antecipação ou da Polêmica.


Mas essa pequena amostra demonstra a importância da aplicação dos gatilhos mentais para o marketing, as vendas e mesmo na vida pessoal. Entender a mente do próximo e criar condições mais agradáveis a ela, tende a aumentar o número de respostas positivas. Essa pode ser a diferença entre o sucesso e fracasso nas comunicações.